TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

Rolls Royce

Alugar motor a jato?

Fabricante pioneiro de motores a jato para a aeronáutica civil, a Rolls-Royce destacou-se igualmente como um importante inovador na disponibilização de contratos de manutenção e serviço dos seus motores, baseado em desempenho. Foi, de facto, a empresa pioneira na disponibilização do serviço “power by the hour”.

 

Inicialmente lançado nos anos 1960 para manutenção dos motores Vipers dos jatos civis Havilland/Hawker Siddeley 125, a Rolls-Royce  alargou posteriomente este serviço a um amplo conjunto de outros motores tendo, em 2002, restruturado a sua oferta de modo a incluir um maior conjunto de serviços.

 

Em termos práticos o “power by the hour” implica que a Rolls-Royce é diretamente responsável por todos os processos de instalação, manutenção e recuperação nos seus motores a jato. Para a empresa tal significa um maior controle da sua cadeia de valor, salvaguardando os seus produtos e materiais e limitando os desperdícios. Já para as empresas de aviação, que aderem ao serviço, estas vêm nesta hipótese a possibilidade de diminuírem o risco que assumir a manutenção deste tipo de motores implica, ao mesmo tempo que conseguem uma mais precisa gestão de custos.

 

Este é um exemplo de como diversas estratégias circulares têm vindo já há algumas décadas a serem desenvolvidas com sucesso.

 

A par deste programa a Rolls-Royce tem igualmente vindo a desenvolver esforços de redução do uso de matérias-primas e emissões através de seu programa de reciclagem o “Revert” .

 

Fontes:
Rolls-royce
 
Wharton –University from Pennsylvania (21.02.2007) “‘Power by the Hour’: Can Paying Only for Performance Redefine How Products Are Sold and Serviced?”
Worldfinance