TEM A CERTEZA QUE PRETENDE APAGAR A CONTA?
VOLTAR

PT

Reacondicionamento de equipamentos de home networking

A PT tem vindo a apostar na recuperação e reutilização de equipamentos terminais relacionados com a oferta de televisão MEO, avariados ou devolvidos pelos clientes por migração para outras soluções ou serviços.

 

A operação de reacondicionamento consiste na avaliação, do ponto de vista estético e funcional, da possibilidade dos equipamentos de home networking MEO, avariados ou devolvidos pelos clientes por migração para outras soluções ou serviços, serem recuperados e recolocados de novo na rede de distribuição da PT.

Estão no âmbito deste processo as Set-top boxes IPTV e Satélite, os Homegateways e os ONT (Optical Network Terminals).

 

No âmbito deste processo, a PT definiu e implementou uma operação logística inversa de raiz (recolha, triagem, testes, recuperação e reacondicionamento em sites logísticos diferentes), processo que foi sofrendo incrementos sucessivos em termos de âmbito e especificidade. Após estabilização da operação, a melhoria contínua foi o principal foco, reanalisando processos e implementando as melhores práticas para assegurar mais qualidade e fiabilidade aos equipamentos reacondicionados.

 

A PT começou por recolher, testar e reacondicionar ao nível de cosmética os equipamentos recuperados que não estavam avariados, depois integrou neste processo os equipamentos avariados que estavam em garantia e por fim os equipamentos que se encontravam avariados e fora de garantia.

 

O processo de testes e reacondicionamento de cosmética obteve uma certificação por parte dos fornecedores Cisco e Motorola. Com esta certificação, a PT ganhou mais competências na cadeia de valor sem precisar de recorrer a terceiros para assegurar todos os critérios de segurança e qualidade definidos pelos fabricantes, colocando-se assim como primeiro operador europeu de serviços de televisão com operações próprias de reacondicionamento de Set-top boxes. Para os restantes processos, a PT criou parcerias de reparação com fabricantes e especialistas no segmento eletrónico, nomeadamente: Novabase/Cisco, Motorola, Globaltronic e a Altice Labs.

 

As equipas especializadas que recebem os equipamentos recolhidos segmentam, em função de uma análise prévia de acordo com o respetivo estado de conservação, testam todos os pormenores desde o som à imagem, corrigem erros no laboratório e reacondicionam os equipamentos para que possam ser colocados nas casas de novos clientes.

 

O projeto encontra-se implementado desde 2009 e, em 2015, do total da oferta de televisão MEO, 60% (592.840 equipamentos) foi realizada com equipamentos reacondicionados, o que correspondeu a uma poupança na ordem dos 31.796.983€.

 

O reacondicionamento dos equipamentos terminais relacionados com a oferta de televisão MEO pela PT permite reduzir a pegada ambiental, prolongando o ciclo de vida dos equipamentos devolvidos, reduzindo o consumo de materiais, evitar a recolha e reencaminhamento de resíduos desnecessários e reduzir os custos de investimento em novos equipamentos.

 

Fontes:
BCSD