VOLTAR

JUNGLE GREEN

Agricultura Vertical from Marvila

A Jungle Concept é a empresa-mãe da Jungle Greens, a primeira empresa europeia a oferecer uma solução para o cultivo local de plantas com zero pesticidas. Gilles Dreyfus trabalhava em finanças quando decidiu desistir do emprego e viajar pelo mundo. O que descobriu, em conjunto com os sócios, fez nascer a empresa.

 

O objetivo inicial da Jungle Concept, era o de lançar para o mercado uma gama de produtos e serviços associados ao conceito de Agricultura Vertical, através da comercialização de boxes de cultivo e serviços para este fim. O elevado grau de novidade desta tecnologia levou à redefinição do projeto ao longo do tempo, tendo evoluído para o conceito de “Building Integrated Agriculture”. Com este mote, em vez de apenas se pretender comercial boxes de cultivo, a oferta da Jungle Concept passou para a disponibilização de soluções adaptáveis a espaços e estruturas existentes, adaptando as soluções técnicas aos requisitos das mesmas. Esta alteração, promove um aumento de competitividade, percecionado e valorizado pelos nossos clientes. A Jungle Concept é, à data de hoje, capaz de fornecer soluções “chave na mão” aos seus clientes que pretendam uma solução de Agricultura Vertical.

 

A atividade começou em 2016, e têm um centro de pesquisa e desenvolvimento em Marvila, numa antiga instalação industrial. Todo o processo de produção dos vegetais, dentro da estufa, é minuciosamente controlado: desde a temperatura à humidade. Em nenhuma fase do cultivo e crescimento são usados químicos ou pesticidas.

 

Com o modelo de agricultura vertical, não há ocupação de forma intensiva durante todo o ano. A pegada ambiental do transporte é nula, uma vez que são os próprios funcionários da loja a transportar os produtos para o corredor dos frescos, nos casos em que a box se encontra junto ao supermercado. E todo o processo é feito à vista do consumidor. Neste momento, são 12 as pessoas envolvidas no projeto da Jungle Greens, em Portugal.

 

Fontes: