VOLTAR

COOLFARM

A agricultura dentro de casa

A Coolfarm é uma PME portuguesa que desenvolveu um sistema de controlo inteligente de estufas para produção agrícola que permite a sua monitorização online através de qualquer dispositivo.

 

Criou ainda uma solução destinada ao setor do retalho, o CoolFarm in/store, um sistema automático fechado e vertical, com um ambiente limpo e climatizado no interior, “perfeito para o crescimento de vegetais de qualidade superior como alfaces, agriões, beterrabas, folhas verdes, ervas ou flores, e para a germinação de plantas. Esta nova solução de cultivo usa 90% menos água do que a agricultura tradicional e não necessita de pesticidas nem herbicidas”, afirma João Igor, cofundador da empresa.

 

A Coolfarm apresenta uma das várias soluções possiveis para estimular a produção de hortícolas em ambiente urbano, fazendo dos circuitos curtos de produção e consumo uma realidade - reduzindo, por isso, gastos de energia, de combustíveis, de fertilizantes, de pesticidas e de água. É uma solução que tem de ser encarada num sistema integrado e articulado com outros fornecedores peri-urbanos, numa simbiose que se deseja virtuosa para enfrentar os desafios urbanos no curto-prazo (é previsto que até 2030 cerca de 60% da população mundial esteja a viver em cidades).

 

Fontes: