VOLTAR

CCDRC

Synergic Circular Economy across European Regions

Projeto SCREEN –Synergic Circular Economy across European Regions - é um projeto que reúne 11 regiões de nove países europeus focado na aceleração da transição para a economia circular.

 

O apoio à transição para uma economia circular é uma das prioridades políticas da EU mantendo-se, no entanto, vários desafios.

 

No contexto da Estratégia de Especialização Inteligente este projeto visa promover a transição para a Economia Circular através de uma abordagem sistémica, replicável, nas regiões da EU, através da identificação e implementação de sinergias operacionais entre as ferramentas de investimento do H2020 e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. O objetivo é contribuir para novos o desenvolvimento de modelos de negócios eco inovadores em diferentes cadeias de valor.

 

Destacam-se três grandes ações:

 

A) Dinamizar a participação dos atores regionais em ações do H2020 (encorajar as parcerias e consórcios internacionais que aplicam projetos de economia circular relacionados com a Especialização Inteligente Regional)

B) Estimular iniciativas que aproveitem resultados de projetos anteriormente financiados pelo H2020

C) Investigar o potencial de propostas H2020 interessantes, mas não financiadas.

 

A abordagem passa por alavancar setores industriais em crescimento para que estes sirvam de motor aos restantes.

 

Este projeto visa assim ampliar as práticas de economia circular de forma replicável e desenvolver estratégias de colaboração entre as regiões. A lista de regiões do SCREEN inclui áreas em Itália, Espanha, Polônia, Grécia, França, Reino Unido, Holanda, Finlândia e Portugal. Em Portugal a instituição participante é a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

 

 

Fontes:
Cordis.europa
Metabolic